terça-feira, 25 de novembro de 2014

Cilada

Título: Cilada
Escritor: Harlan Coben
Editora: Sextante
Páginas: 271
Tamanho: 23 x 16 x 1  (A x L x P)


Sinopse:

Haley McWaid tem 17 anos. É aluna exemplar, disciplinada, ama esportes e sonha entrar para uma boa faculdade. Por isso, quando certa noite ela não volta para casa e três meses transcorrem sem que se tenha nenhuma notícia dela, todos na cidade começam a imaginar o pior.

O assistente social Dan Mercer recebe um estranho telefonema de uma adolescente e vai a seu encontro. Ao chegar ao local, ele é surpreendido pela equipe de um programa de televisão, que o exibe em rede nacional como pedófilo. Inocentado por falta de provas, Dan é morto logo em seguida.

Na junção dessas duas histórias está Wendy Tynes, a repórter que armou a cilada para Dan e que se torna a única testemunha de seu assassinato. Wendy sempre confiou apenas nos fatos, mas seu instinto lhe diz que Mercer talvez não fosse culpado. Agora ela precisa descobrir se desmascarou um criminoso ou causou a morte de um inocente. 

Nas investigações da morte de Dan e do desaparecimento de Haley, verdades inimagináveis são reveladas e a fragilidade de vidas aparentemente normais é posta à prova. Todos têm algo a esconder e os segredos se interligam e se completam em um elaborado mosaico de mistérios. 


Review:

Um assunto pertinente na história é o perdão, que aparece em certas ocasiões as quais julgaríamos imperdoáveis. Como no exemplo [ Não há spoilers aqui, eu garanto ] de Cherston que teve seu rosto deformado por causa de um jovem, e com o passar do tempo ela o perdoa com o argumento de que o jovem não teve a intenção de machucá-la, que ficar alimentando o ódio tem seu preço e nos faz perder a noção do que realmente é importante. O perdão é um tópico tão marcante que a frase final do livro é:



" Eu te perdoo."


Também temos o assunto do uso abusivo de bebidas alcóolicas na direção, o que causa um acidente na linha do tempo do livro, e sobre a repreensão de festas organizadas por pais de jovens aonde a bebida alcóolica é oferecida, com o argumento que é melhor que seus filhos bebam em casa do que na rua.

Wendy Tynes por ser uma repórter nunca sabe quando deve parar de investigar um crime, mas ao contrário do que se pensa sobre seu cargo, neste crime seu objetivo era saber se havia acusado ou não injustamente Dan Mercer. Durante a história vemos a personagem correndo atrás da verdade, contudo não foi uma história simples, ela vai se enraizando e se misturando com outros acontecimentos importantes e muito bem desenvolvidos.

O livro é divido em Prólogo, Parte Um e Parte Dois. No Prólogo é apresentado os dois casos do livro, a acusação de Dan Mercer sobre pedofilia e o possível sequestro de Hayle McWaid. Na Parte Um conforme os capítulos passam o personagem em foco é alterado e o caso Hayle é resolvido. Na Parte Dois somente a personagem Wendy é focada e temos uma investigação mais profunda sobre o passado de Dan até o momento final do livro onde este caso é encerrado.

Podemos dizer que Wendy é a personagem principal do livro e por ser tão focada nos acontecimentos é a única a descobrir toda a verdade sobre Dan, algo que nem a polícia descobriu e nem descobrirá.

A caracterização dos personagens foi bem feita, focando naqueles em que devemos prestar mais atenção, como por exemplo Pops, sogro de Wendy, que era um homem com uma idade mais avançada, porém tinha a tendência de sair de motocicleta pela cidade atrás de garotas jovens. O personagem não foi muito importante na história, porém teve seus momentos nela.


A trama escrita é sensacional e a cada página lida nos surpreende. Tenho certeza que os últimos capítulos irão lhe fazer uma surpresa com a qual você nunca iria imaginar que poderia acontecer.


Harlan Coben além deste livro possui mais de 15 obras, todas tão interessantes quanto “A Cilada”, vendidos no Brasil. Não tive, ainda, a oportunidade de apreciar todas as obras do autor, tão logo tenha a oportunidade trarei mais reviews deste escritor à vocês.

Bem, espero que tenham gostado do review e caso achem que tem algo faltando deixem nos comentários. Vou ficar por aqui e não se esqueçam de adicionar o blog nos seus favoritos e nos curtir no Facebook, onde postaremos o link de todos reviews e de notícias do mundo dos jogos :)

https://www.facebook.com/opoderdatoalha

https://twitter.com/poderdatoalha

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário